ACC – Comuncação, Democracia e Cidadania

A Atividade Curricular em Comunidade (ACC) é uma proposta educativa, cultural e científica desenvolvida por professores e estudantes da UFBA, em parceria com grupos comunitários, que articula ensino, pesquisa e sociedade.

Em 2013, a ACC Comunicação, Democracia e Cidadania propôs incentivar a prática da análise crítica da mídia como forma de assegurar a reflexão sobre direitos humanos e a comunicação em nosso estado. A ACC contou com a participação do Intervozes – Coletivo de Comunicação e a Cipó – Comunicação Interativa que foram parceiros do CCDC (Centro de ComunicaçãoDemocracia e Cidadania – órgão complementar da Facom/UFBA). A atividade de extensão visou colaborar com o projeto em curso intitulado: “Democratização da Comunicação na Bahia” desenvolvido pelo centro e parceiros supracitados e ofereceu espaço de debate e formação para os estudantes da UFBA nesse tema.

Essa participação e mobilização da sociedade civil, aqui representada pelas duas ONGs mencionadas, é extremamente importante para garantir o controle social dos meios de comunicação e, neste campo, a Bahia também começou a desenvolver práticas que buscam coibir essas infrações. O Ministério Público Estadual de forma inédita propôs um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para algumas emissoras de TV locais cujos programas jornalísticos, de caráter popularesco, vinham violando sistematicamente os direitos das crianças e dos adolescentes estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: