Por Tâmara Terso
Entre os dias 02 e 07 de setembro, os coordenadores do Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC/UFBA) participaram do 42° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) na Universidade Federal do Pará, em Belém.
Com o tema “Fluxos Comunicacionais e Crise da Democracia”, o congresso da Intercom reuniu um conjunto de pesquisadoras (es) brasileiras (os) e estrangeiras (os) em torno do debate sobre o campo científico da comunicação e os impactos deste domínio nas democracias ao redor do mundo.
Os debates abordaram o papel da inovação digital para o desenvolvimento do jornalismo, a reconfiguração e circulação dos discursos em meio a crise das democracias e a revolução do acesso; além do olhar especial para os novos modelos de negócios da indústria de mídias.
O evento contou com cerca de 30 mini-cursos, encontros de TVs universitárias, rádios comunitárias e a tradicional reunião dos Grupos de Pesquisa/GPs. Os trabalhos apresentados no GP de Teorias da Comunicação, coordenado pela Prof(a) Claudiane Sampaio (UFBA) e o Prof. Rafael Ghromann (UNISINOS) foram centrais para os membros do CCDC e do Centro de Pesquisa em Análise do Discurso Mediático, grupo parceiro ao Centro.
Ambos os grupos apresentaram pesquisas desenvolvidas no âmbito dos estudos sobre Mediatização da Sociedade e Circulação Discursiva, representados nos artigos “Mediatização e Posicionamento Discursivo: uma análise da Folha de São Paulo e Mídia Ninja no processo do Impeachment da presidenta Dilma Rousseff” (Ferreira, Santana e Terso, 2019), “Mediatização da Política no Brasil: algumas pistas sobre a circulação discursiva do caso #VazaJato” (Ferreira, Linhares, Rocha et al, 2019) e “Epistemologia Contemporânea em Ciências Sociais: das Questões Gerais aos Estudos da Mediatização na Comunicação” (Carvalho, 2019). Todos os trabalhos em breve estarão disponíveis nos anais do evento.
A surpresa para 2020 anunciada pelo presidente do Intercom, Prof.Dr. Giovandro Ferreira, é que o 43° Congresso será realizado na Universidade Federal da Bahia – UFBA, em Salvador, com o tema “Um Mundo e Muitas Vozes”.
O Intercom vai celebrar os 40 anos do relatório McBride, documento lançado pela Organização da Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura/UNESCO em 1980, que ajudou a elucidar as questões de desigualdade no fluxos de comunicação no mundo e propor um conjunto de ações para a democratização dos meios de comunicação.